Translate

sábado, 19 de março de 2011

DIA DO PAI

“Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele” (Provérbios 22.6).

Hoje é o Dia do Pai. É um dia de homenagens, de presentes, de abraços e, sem dúvida, em muitos lares, é um dia de muita emoção. Na verdade, a figura do pai está intimamente ligada ao lar e à família.

Há alguns anos, um jornal entrevistou algumas pessoas, pedindo-lhes que definissem a palavra “Lar”. Algumas das melhores respostas foram: a) “O lar é um mundo que fecha as portas para o ódio e as abre para o amor”; b) “O lar é um lugar em que os grandes são pequenos, e os pequenos são grandes”; c) “O lar é o lugar onde as pessoas mais se queixam, e onde são melhor tratadas”; d) “O lar é reino do pai, o mundo da mãe, e o paraíso das crianças”.

Com certeza, todos nós gostaríamos que os nossos lares se identificassem com estas definições. Por isso lembramos aos pais a fazerem a sua parte no sentido de que os seus lares sejam tudo isso.

Cristãos e não cristãos sabem da importância que tem o lar. Ele é a primeira e a mais importante escola para a vida. E, para os cristãos, o lar também é a primeira e mais importante escola para se aprender as coisas de Deus e do amor revelado em Jesus Cristo. O que as crianças aprendem no lar, seguindo o exemplo dos seus pais, fica impresso nas suas vidas e no seu carácter para toda a sua vida. É o que nos garante o sábio rei Salomão, quando diz: “Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.”

Por isso, se os pais falham em ensinar aos filhos alguma regra de etiqueta, isto não é o mais grave. Mas, se os pais permitem que se imprima uma falha na fé dos seus filhos, isso terá reflexos na eternidade.

Pais, permitam que Cristo seja o seu cabeça no lar, o hóspede invisível em cada refeição, e o ouvinte silencioso em todas as conversas. Queira Cristo abençoar os lares com o seu amor.

Oremos: Vem, Senhor Jesus, seja o hóspede em todos os lares, e o guia para todos os pais. Amém.

Rev. Paulo Kerte Jung