Translate

sábado, 10 de setembro de 2011

Nunca Esqueçamos

Sem pensarmos muito, saberemos que hoje é um dia que está marcado na história da humanidade, mais precisamente na história dos Estados Unidos da América. 11 de Setembro de 2001, o dia dos ataques terroristas às Torres Gémeas em Nova York que vitimou centenas de vítimas.

Durante toda a cobertura televisiva feiwe will never forgetta pelo mundo, logo após os ataques e muitos dias depois, uma frase que ficou marcada foi: “We will never forget”, que quer dizer: Nós nunca vamos nos esquecer. Realmente será difícil esquecer esse dia, que será lembrado para sempre como um dia de morte, violência e destruição.

Entretanto, não são só as coisas ruins e traumatizantes que deveriam ser difíceis de esquecer. Nós seres humanos temos a tendência de não esquecer algum trauma, uma afronta ou algo ruim que aconteceu em nossas vidas. Não é assim que dizemos quando nossa equipa de futebol perde um derby: essa derrota será difícil de esquecer.

Entretanto, o Salmo 103 quer dar um motivo diferente para não ser esquecido por nós. Ao invés de não esquecermos coisas ruins, devemos não nos esquecer das bênçãos e dos benefícios de Deus a nosso favor. Diz o salmista: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.” (Salmo 103.2)

Carregar ódio e rancor pelos dias de nossa vida, só vai fazer com que as coisas piorem. E não para os outros, mas para nós. O ódio, ao contrário do que possa parecer, só faz mal para quem o carrega e não para os quais ele é dirigido. Remoer coisas do passado, por mais traumatizantes que elas tenham sido, não vai fazer com que as coisas melhorem. Não nos é possível mudar o passado, mas é nos possível viver uma vida diferente e agradecida no presente, visando um futuro melhor.

Como seres humanos, temos a tendência de apenas nos lembrar dos fracassos e das coisas “terríveis” que nos aconteceram. O salmista quer dar-nos um outro sentido para o “nunca vamos esquecer”. Nunca devemos esquecer daquilo que Deus, através de Jesus Cristo, fez, faz e fará por nós. Lembrar das maravilhas que Deus fez por nós os seus filhos, vai fazer com que encaremos a nossa vida presente com mais alegria e certos da presença de Deus em nossas vidas.

Amor de DeusNão nos esqueçamos dos feitos gloriosos de Deus em nossas vidas. Acima de tudo, jamais nos esqueçamos que ele nos ama, a tal ponto, de enviar o seu único filho, Jesus Cristo para pagar pelos nossos pecados, e sofrer o castigo que nós deveríamos sofrer. Jamais nos esqueçamos, de que apesar de dificuldades ou problemas, temos alguém que vela por nós, que cuida de nós e tem para nós um lugar preparado nos céus, onde não haverá mais choro, nem tristeza e o pecado e a morte já não existirão.

Oração: Querido Deus! Concede-nos um coração agradecido. Faze com que possamos lembrar os grandiosos feitos que tens operado em nossas vidas. Ajude-me a perdoar e a pedir perdão pelos meus erros do passado. Desta forma, posso regozijar-me em ti, por causa das maravilhas que tens feito em minha vida. Em nome de Jesus. Amém.

Rev. Genivaldo Agner