Translate

sábado, 17 de setembro de 2011

POR QUE TEMER?

Num estudo recente, um psiquiatra americano mostrou que o maioMedor problema que os seus pacientes enfrentam é o medo. Medo de acabar louco, medo de suicidar-se, medo da solidão, medo de sofrer do coração, de câncer, de desastres, medo da morte. “Nosso mundo está se tornando o mundo dos medrosos”, diz o psiquiatra.

O salmo 27.1 diz: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?” O rei David, autor destas palavras, tinha muitos motivos para sentir medo. Ele não era nenhum “machão” que “em vez de comer mel come a abelha”. Ele era um homem normal, que sem dúvida tremeu as pernas e seu coração bateu mais forte quando viu o tamanho do Golias. Mas ele podia dizer sem orgulho: “...não ficarei com medo de ninguém”.

Mesmo sendo rei de uma nação constantemente ameaçada por muitos inimigos de fronteira, além da ameaça muito próxima do próprio filho Absalão, David confessa: “Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a gerra se levantasse contra mim, nele confiaria” (Salmo 27.3). De onde vinha tamanha coragem e ousadia? O segredo está em Deus.

Deus, através de seu filho Jesus Cristo livrou-nos do pecado, nos reconciliou com Deus e tirou de nós o medo. O contrário do medo agora não é mais coragem, mas fé. Fé em que o pecado não nos pode mais trazer medo.

Não é difícil hoje descobrir porque o medo é uma doença que está atingindo com muita intensidade também a vida de tantos cristãos; é que eles se esqueceram da casa de Deus aparecendo muito pouco aos cultos. Como estas pessoas vão sentir a bondade de Deus e pedir a sua orientação?

Muitos cristãos estão sofrendo de medo simplesmente porque o amor que vence o medo foi esquecido entre as palavras de um livro fechado e empoeirado. A Bíblia foi trocada pelo poder da mente, e a casa de Deus se tornou apenas uma opção entre tantas casas: casa da praia, casa de jogo, casa dos amigos, a própria casa….

O medo não precisa ser mais uma doença presente nas nossas vidas. Podemos vencer este mal que nos tenta, pois a cruz de Jesus está vazia. Não precisamos mais olhar para a cruz com medo do pecado. Neste amor e nesta fé, vamos todos vencer o medo com o amor de Jesus.

Mesmo quando as coisas do mundo nos assustam, fazem-nos temer peloNão tenhas medo pior, e muitas vezes afastam-nos de Deus, vamos nos lembrar das palavras do salmista David. Vamos nos lembrar de que nada e ninguém será capaz de nos afastar do amor de Deus. Não porque nós somos fortes e corajosos, mas porque o amor de Deus faz-me confiar ainda mais Nele. Através da Palavra de Deus, temos a certeza de que ele cuidará de nós, e lutará por nós, dando-nos assim a vitória sobre o pecado, o poder do diabo e finalmente, no dia derradeiro, a vitória final sobre a morte.

Oração: Querido Deus! Faze-nos confiar cada dia mais em tua proteção e amparo. Aumente em nós o amor e a fé em Ti, para assim podermos vencer o medo e caminharmos nesse mundo certos da tua presença e da tua salvação. Em nome de Jesus. Amém.

Rev. Genivaldo Agner.