Translate

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Nasceu o Salvador

Lucas 2

“De vocês”: Essa é a principal notícia de hoje.

Fundo_natal_400211_djjProvavelmente os noticiários dos jornais, do rádio e da televisão terão uma porção de coisas diferentes a divulgar: os congestionamentos nas estradas, infelizmente alguns acidentes ou notícias desagradáveis. Alguns noticiários talvez se dediquem a descrever comemorações e costumes diferentes de se festejar o Natal em outros lugares deste mundo. Enfim, teremos notícias boas e não tão boas assim.

Nem sempre a melhor notícia é transmitida pelos meios de comunicação. Naquele primeiro Natal, alguns pastores estavam cuidando das suas ovelhas na fria madrugada, longe dos meios de comunicação da sua época. Esse era o seu trabalho. Não existiam cercas dividindo as terras nem protegendo as ovelhas dos animais ferozes e dos ladrões. No silêncio da noite, soa uma notícia, a melhor de todas as notícias: “Hoje, na cidade de David, nasceu o Salvador de vocês – o Messias, o Senhor.” Os pastores conheciam muito bem essa profecia. Desde a sua infância ouviram a profecia de que Belém, a cidade onde tinha nascido o rei David, seria cenário para a chegada de outro rei, melhor, maior e diferente. Mais do que um rei, nascia “o Salvador de vocês”.

Muitos foram os que se consideravam “salvadores”, inclusive salvadores da pátria. Heróis, líderes e voluntários anónimos. Muitos foram os que salvaram a outros em momentos de emergência, do caos ou de outra dificuldade. Os pastores de Belém, no entanto, recebem a melhor de todas as notícias: o Salvador que nasceu é o Salvador de vocês. Ele salvará vocês. Um rei nascido de forma especial, divino em sua natureza, vocacionado para dar a sua vida voluntariamente, esse veio por causa de vocês e para vocês.

Os pastores entenderam a mensagem e tomaram uma decisão: “Vamos até Belém para ver o que aconteceu, para ver aquilo que o Senhor nos contou” (Lucas 2.15).

Oremos: Querido Deus, eu também quero receber as boas notícias. Envia o teu Espírito Santo para que eu possa aceitar o nascimento de Jesus como o nascimento do meu Salvador. Amém.

Rev. Christian Hoffmann