Translate

sábado, 2 de março de 2013

A Figueira premiada
Leitura: Lucas 13. 6-9
"Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha". (v.6a)

     Como ficaram os desenhos?
     Imagino que houve muita criatividade!Parabéns, para quem se empenhou. Mas não me iludo: certamente também houve quem se esquivou, com mil desculpas...
     Agora, vamos ao que foi descoberto nesta parábola. Jesus fala de uma figueira e mencionou que ela tinha sido plantada na vinha daquele cidadão. Parece-me que isto é um detalhe óbvio, ou não?
     Mas não é, não mesmo, porque a Palestina é uma região bastante árida. A figueira poderia ter crescido no deserto de Judá, entre os rochedos de Engedi ou até à beira do caminho para Jericó...Sabemos que lá não iria sobreviver; por falta de água, jamais poderia produzir frutos!
     Mas a figueira teria sido plantada na vinha, numa terra de melhor qualidade, no pomar de Deus! Nele não iriam faltar, nem humidade,nem tão pouco o cultivo selecionado e cuidadoso. Este pé de figo era sobretudo muito felizardo, pois tinha o privilégio de ocupar o lugar de um pé de uva! Não teria ele tudo para dar certo? Tinha, sim!
     Diante disto tudo ficamos curiosos em saber quem será aquele homem bondoso que juntou a figueira ressequida entre os pedregulhos à beira do caminho para plantá-la na sua vinha.
     Certamente já pensaram sobre isto! É claro que Jesus está a referir-se a Deus. Ele a planta na vinha do seu reino (cf. Is 51ss. Lc 20.9). Naquele lugar maravilhoso Deus providenciou tudo o que a figueira necessitava. Quem não quer ser plantado também, neste lindo pomar, tendo um lugar especial?
     Já perceberam afinal quem é esta figueira premiada...?

     "Conta todas as tuas bênçãos de uma vêz e ficarás surpreso em saber quanto Deus já fez por ti!"