Translate

Nossa História

Em 1977 um grupo vindo das ex-colónias, mais propriamente de Angola, receberam apoio social através de uma organização não governamental, com sede em Lisboa, na pessoa da Senhora Marta, uma Evangélica Luterana da Finlândia. Mais tarde esta regressou à Finlândia, vindo em sua substituição um Missionário Finlandês, Senhor Eero Komulainen que prosseguiu o mesmo percurso em termos sociais e espirituais no ensino da palavra e num desenvolvimento mais profundo sobre os desígnios de Deus. Este trabalho prosseguiu até a Finish Missionary Society transferir o mesmo, na pessoa do Senhor Eero para as mãos do Rev. Tealmo Percheron, pastor da Igreja Evangélica Luterana Portuguesa.

Desenvolveu-se um trabalho com um grupo formado por quatro pessoas, Sr. Raul Gonçalves, Senhoras Maria Gonçalves, Adelina Gomes e os jovens António Quental e Pedro Gonçalves. Este trabalho teve início na Quinta do Recanto em Mem - Martins, onde mais tarde o grupo foi crescendo com mais jovens, Zeca, Lully e algumas crianças. Começou a haver estudos bíblicos, formação para alguns e cultos feitos aos domingos ali onde as pessoas moravam e chegaram a participar destes cultos alguns membros da igreja de Lisboa.

Mais tarde, por motivos desconhecidos, estas dependências sofreram um terrível incêndio e parte das habitações foram devastadas pelo mesmo. Com alguma dificuldade o trabalho prosseguiu.

Passados alguns anos, estas pessoas foram morar para a Serra das Minas e foi aí em casa do Sr. António Quental que a igreja continuou todo o seu trabalho com as mesmas actividades e outras, incluindo já festas de Natal e de Páscoa com encenações feitas pelas crianças. O António e o Pedro tiveram estudos intensivos com o Pastor Tealmo baseados no Sumário da Doutrina Cristã (Koehler) e fizeram um curso bíblico que os deixou aptos para alguns serviços na Igreja.

O grupo foi aumentando e aí sentiu-se a necessidade e a urgência da procura de um Local de Culto. O Pastor Tealmo e os Srs. Raul Gonçalves Pedro Gonçalves e António Quental enveredaram todos os esforços na procura, na legalidade da construção de um templo, o que sempre foi negado e mostrando-se complicado dentro da lei. No entanto enveredaram pela compra de um local em estilo de loja e eles próprios com o seu trabalho, dispondo de horas e aproveitando a habilidade de cada um, deixaram o local de culto interiormente como hoje se encontra com o aspecto de uma igreja.

No dia 24 de Março de 1991 teve início o culto de Inauguração com a presença de outros pastores, de membros de outras paróquias luteranas, representantes da Hora Luterana em Portugal e ainda com a actuação do grupo coral da Igreja Luterana de Lisboa, seguido de um cocktail.

Assim nasceu a Paróquia Consolação das Mercês / Mem-Martins da IELP.