Translate

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Finados

FinadosHoje lembramos o dia de finados. Muitos cemitérios foram ou serão visitados. E para espantar a tristeza flores são levadas aos entes queridos e até celebrações são realizadas nos cemitérios.

Enquanto para os não cristãos, finados lembra somente perda e saudade, para os cristãos lembra muito mais do que isso. Lembra especialmente a ressurreição de Jesus Cristo para a nossa segurança e consolo na vida eterna.

A morte é um acontecimento “antipático”. Ela entrou no mundo por causa do pecado. Chama-se “pecado original”. Martinho Lutero fala na Confissão de Augsburgo, Artigo II de "inata pestilência”, isto é, uma peste com a qual a nascemos e da qual se vai morrer.

Também o Salmista David, quando jovem, estava ciente de que a morte rondava a sua vida. Ele disse para seu amigo Jônatas em 1º Samuel 20.3: “Apenas há um passo entre mim e a morte”.

Por isso nós também estamos sujeitos a morte conforme diz o Salmo 44.22: “Somos entregues a morte continuamente, somos considerados como ovelhas indo ao matadouro”. Por isso, é preciso contar com a realidade da morte e “não ser ignorantes com respeito aos que dormem”.

homeatlasttopO resultado de desconhecer a respeito dos que dormem é tristeza, a qual, por sua vez, gera falta de esperança. Não ter esperança é ser um “vivo morto” espiritualmente. Especialmente ignorantes com respeito aos que dormem são as pessoas que não crêem em Jesus Cristo. Não crêem que ele morreu e ressuscitou; por isso não podem ter esperança e nem consolo.

Nosso texto é uma declaração “por palavra do Senhor”, de que Jesus morreu e ressuscitou e que ele vai voltar para levar-nos consigo aos céus. Jesus Cristo é o Senhor. Ele ama. Ele perdoa e salva. No dia dos finados, a ressurreição de Jesus Cristo é a nossa segurança e consolo. Coloquemos em prática a recomendação de nosso texto: “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”.

Estimados irmãos, quem crê em Jesus Cristo têm a vida eterna. Por isso especialmente no dia de finados, é bom nós sabermos que a ressurreição de Cristo é a certeza da nossa ressurreição para a vida eterna, seja na morte, ou na segunda vinda de Cristo. Amém!

Rev. Genivaldo Agner