Translate

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

6 de Janeiro - Epifania

OS MAGOS DO ORIENTE

“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.” (Mateus 2.11)

Hoje, 6 de janeiro, a Igreja Cristã em todo mundo celebra a Epifania. Epifania significa revelação, manifestação. É o dia em que lembramos a visita que os Magos do Oriente fizeram ao Menino Jesus.

Sem dúvida nenhuma, a história dos Magos, vindos de terras distantes para adorar o Menino recém-nascido, enriquece muito as festividades em torno do Natal, aprofundando e ampliando o seu sentido máximo de que Jesus é o Salvador de todos, também dos não-judeus, os que não faziam parte do “povo de Deus”, naquela altura.

EpifaniaOs Magos vieram movidos por um desejo ardente de conhecer o Rei dos judeus. Eles deram duas demonstrações de sua grande fé no Senhor. Eles se prostraram diante de uma criancinha que, aos olhos do mundo, não justificava as esperanças e expectativas que os trouxeram de tão longe. Mas é exatamente nisto que consiste a fé: em apegar-se à Palavra divina, confiar nas promessas do Deus gracioso, ainda que isto contrarie a aceitação e explicação da razão humana. A segunda demonstração vem logo depois. Após os momentos de adoração, os Magos abriram os seus tesouros, e ofereceram ao Menino o que de melhor havia em suas terras: “ouro, incenso e mirra.” Este foi, sem dúvida, um extraordinário exemplo de fé, adoração e oferta.

Como está a sua fé? Jesus veio para salvar os perdidos. Jesus veio para nos salvar a nós. Os Magos são um exemplo de que a salvação que Jesus trouxe é universal.

Confiemos em Cristo de todo o coração. Acheguemo-nos a ele em cada instante de nossa vida. Ofertemos-lhe o ouro da nossa fé, o incenso das orações e a mirra do verdadeiro arrependimento.

Oremos: Senhor Jesus, graças te dou porque não permaneceste como Senhor e Salvador exclusivo de alguns, mas te revelaste ao mundo, de tal sorte que também eu posso crer e esperar a vida eterna. Amém.

Rev. Egon Kopereck